pearl-jam-ten

Pearl Jam: 28 anos do álbum “Ten”! Ouça versão Redux e relembre apresentação antológica

Há exatos 28 anos, em 27 de agosto de 1991, o Pearl Jam lançava Ten, seu álbum de estreia. O disco, que se tornaria um dos materiais alternativos mais vendido dos anos 90, foi gravado no London Bridge Studio, em Seattle, cinco meses meses antes de ser lançado. Chegou ao mercado de forma tímida, sem grandes alardes. No entanto, se posicionou como o trabalho que melhor representava toda uma cena rock que começava a dar seus primeiros passos e chegou a disco de ouro na segunda metade de 1992, ultrapassando as vendas do poderosíssimo Nevermind, do Nirvana.

Pearl Jam: 28 anos do álbum “Ten”! Ouça versão Redux e relembre apresentação antológica

Muitas das faixas de Ten nasceram de composições instrumentais feitas pelo baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard, que Eddie Vedder acrescentou letras falando de solidão, depressão e morte. O álbum produziu três singles: “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy”. No entanto, canções como “Black”, “Oceans” e “Why Go”, também ganharam bastante destaque nas rádios, até que o conteúdo completo do disco se tornasse um clássico do rock.

Algo que ajudou muito na sua popularização foi a intensidade das performances ao vivo, principalmente quando o Pearl Jam partiu para mostrar seu trabalho em grandes festivais, culminando em performances antológicas do grunge, que passava a contar com uma legião de seguidores em todos os cantos do planeta.

No player abaixo você confere Ten Redux, a edição de relançamento do álbum, que conta com “Evil Little Goat”, faixa que ficou de fora da tracklist original de 1991 e acabou não sendo aproveitada em nenhum disco de estúdio.

Roberto Godoy

Roberto Godoy

🚀 Gestor de Projetos | Full-stack Developer na GodahTech

Comete, deixe a sua opinião.... :)