quero-programar-por-onde-comecar-1

Quero programar: Por onde começar?

No mundo da TI temos carreiras que se aproveitam de tendências tecnológicas que estão se desenvolvendo neste exato momento. É por isso que é possível “prever”, com boa chance de acertar, quais serão as profissões mais demandadas pelo mercado nos próximos anos.

Quero programar: Por onde começar?

Para começar os estudos na área de Tecnologia da Informação, principalmente em desenvolvimento web ou desktop, é necessário aprender Lógica de Programação e Lógica Orientada Objetos.

Esses dois pontos são a base para quem quer ser programador, não importando qual caminho você queira seguir depois. O objetivo deste conhecimento é aumentar o seu raciocínio lógico para assim torna-lo capaz de encontrar a melhor resolução para problemas futuros, que precisarão ser resolvidos através da tecnologia.

Escolha um objetivo

Após familiarizar-se com a base da programação, encontre um foco. Quer programar para front-end, back-end, mobile ou jogos? Escolha uma meta e corra atrás de cursos e artigos focados em seu propósito.

Sempre, alualizado e antenado em novas tecnologias

Esteja sempre atento para as novidades na área – muitas linguagens podem mudar drasticamente de um ano para o outro.

Fique por dentro de fóruns, assine newsletters, participe de grupos nas rede sociais e ouça podcasts para não perder as novidades do mercado. Nós, por exemplo, estamos sempre nos atualizando para oferecer o que há de mais novo na área.

 

Ouça podcasts, são uma fonte rica de informação com pouco stress!
Eu ouço e acho um dos melhores: Hipsters.Tech

O Hipsters Ponto Tech é o podcast onde o pessoal da Caelum e da Alura (dois sites com cursos  online em programação, mobile, ux e muito mais…) entra em discussões acaloradas sobre programação, design, ux, gadgets, startups e as últimas modinhas em tecnologia. Destaque sobre tecnologia no geral e em empresas, desde as mais roots como Mainframe até as mais hipsters como Elixir.

Toda terça tem episódio novo!

Tendo isso, pratique muitooooo...

Pode parecer clichê, mas é a prática que leva à perfeição – e na programação não é diferente. Quanto mais você praticar, mais o seu cérebro será treinado para solucionar e/ou evitar problemas. Sabe aquele tio que está precisando de um site para sua a loja de bairro? Ofereça o seu trabalho. Desta forma, você colocará em prática a sua experiência e, de quebra, terá um portfólio bacana para apresentar aos seus futuros clientes.

Por fim, não se desanime. Aprender algo novo pode ser desafiante, mas no final pode ter certeza que será recompensador.

Roberto Godoy

Roberto Godoy

🚀 Gestor de Projetos | Full-stack Developer na GodahTech

Comete, deixe a sua opinião.... :)